domingo, 26 de dezembro de 2010

Acne: Como lidar?



Acho que uma das coisas que mais me perguntam é sobre espinhas. Como esconder? Como disfarçar? Quais são os melhores produtos de maquiagem para usar quando se tem uma espinha monster no rosto? A verdade é que não é assim que devemos pensar. Tratar esse problema é o passo mais importante, só depois você vai poder fazer uma produção perfeita de maquiagem. 

Eu tive um problemão com esse assunto, então vou contar para vocês.

Quando eu tinha 14 anos eu comecei a desenvolver Acne no rosto. É comum nessa idade, mas fiquei morrendo de medo, afinal a minha mãe teve um problemão com isso na adolescência e tem marcas no rosto todo até hoje. Comecei um tratamento e ela foi passando. Mesmo assim persistiu até os 16 anos daquele jeito "uma aqui, outra ali". Então, quando eu vi que minhas espinhas estavam passando para o grau II (aquele com espinhas internas, roxas que doem mais que tudo) entrei em desespero e saí correndo para consultar meu dermatologista. Comecei tratamento mais pesado com remédios, cremes, sabonetes e protetor solar de fator altíssimo. O tratamento é bem caro, mas os produtos fizeram efeito e hoje eu não tenho mais nada no rosto. Nada mesmo! Levou cerca de 7 meses para que tudo voltasse ao normal, mas eu provavelmente terei que tratar a pele pelo resto da vida. 

A verdade é que um dos fatores que mais contribuíram para o aparecimento das Acnes no meu rosto foi a maquiagem. Eu não saio sem maquiagem, é verdade, mas procuro não usar produtos mais "pesados" como base, corretivo e primer todos os dias. Só uso quando vou para algum lugar importante, para festas e afins. E, se preciso usar, quando chego em casa vou correndo limpar o rosto. Querendo ou não, maquiagem faz mal à pele. Apesar de estarmos numa época em que os produtos de make são feitos exatamente para trazer algum benefício como proteger dos raios UV ou hidratar a pele, maquiagem demais faz mal demais.

Outra coisa que é importantíssima de lembrar: Não esprema em hipótese alguma! O perigo aumenta cem vezes. E se você estiver com aquela espinha tensa na pele bem no dia da festa não tem jeito: Só disfarçando mesmo. Mas o fato é que ela vai ficar mais vermelha no dia seguinte.

Então, se você tem problemas com Acne, não adie a sua consulta ao dermatologista. Acne é um perigo e pode acarretar cicatrizes feias na sua pele no futuro e, aí sim, a maquiagem vai ter que fazer milagres para te deixar com boa aparência.

0 comentários:

Postar um comentário